A transferência do Centro Especializado em Saúde (CES), em Caxias do Sul, que passará a se chamar Complexo de Saúde, deve avançar nos próximos dias. Uma reunião está agendada para a próxima terça-feira (24), envolvendo a Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan), o gabinete do prefeito e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O encontro terá como objetivo a avaliação final do escopo do projeto que servirá de modelo para o novo espaço. Conforme o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, após a definição, a Seplan dará andamento à elaboração do edital, que deve ser lançado até a primeira semana de março.
Segundo o secretário, as empresas interessadas deverão comprovar, por meio do certame, o atendimento a todas as exigências técnicas e sanitárias, além de apresentar proposta com os valores de aluguel. As adequações necessárias no imóvel serão de responsabilidade do proprietário. Também está prevista a possibilidade de entrega do espaço por etapas, com pagamento integral por parte do município somente após a ocupação total do local.
Rafael Bueno ressalta que os imóveis disponíveis na área central são limitados e que ainda não há definição sobre o novo endereço. No entanto, garante que a mudança deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
O aluguel do novo espaço deverá ser custeado com recursos economizados de outras estruturas da rede municipal. Entre os imóveis cogitados está o prédio que abrigava o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), localizado na Rua Os Dezoito do Forte. O espaço foi desocupado recentemente pela instituição e vinha sendo analisado pela Secretaria da Saúde desde o ano passado.
A expectativa é de que, além do Centro de Especialidades, o novo complexo também abrigue a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para que os serviços sejam efetivamente transferidos, os proprietários interessados deverão apresentar a melhor proposta ao município por meio do edital.
