Desde sexta-feira (14), entrou em vigor a isenção do imposto de importação para diversos alimentos, como: carne, açúcar, milho e café. A iniciativa do governo federal visa reduzir os preços desses produtos, que estão elevados devido à inflação. A Rádio Caxias conversou com o economista Mosar Leandro Ness sobre o tema.
Mosar explica que a ação do governo de zerar a taxa de importação de nove itens é uma tentativa de diminuir a inflação, e pode auxiliar aumentando a oferta. Os itens que terão o imposto zero são carne, café, açúcar, milho, azeite, óleo de girassol, sardinha, biscoitos e massas alimentícias.
O economista explica que a inflação no Brasil está alta por conta da desvalorização do real. Segundo ele, existe um desajuste fiscal por conta de uma má administração do governo federal.
Atualmente, a inflação dos alimentos é uma das principais preocupações da administração do presidente Lula, uma vez que impacta diretamente a percepção da população sobre o governo. Além dessa ação, outras medidas para tentar reduzir os preços dos alimentos foram anunciadas na semana passada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.