O evento a nível estadual teve início na segunda-feira (26), entretanto, em virtude do feriado de Nossa Senhora de Caravaggio na cidade, Caxias do Sul iniciou os atendimentos nesta terça-feira (27). A iniciativa prevê a tentativa de acordos entre empregados e empregadores que estejam envolvidos em processo judiciais. Ao longo dos quatro dias foram agendadas 120 audiências para a Justiça do Trabalho de Caxias do Sul.
As audiências pertencentes à Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontecem em paralelo às pautas de rotina. Todas as negociações passam pelo Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Foro com o tema “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”.
A opção de conciliação é apresentada para os envolvidos nos processos como uma forma mais rápida de conseguir resolver a questão. A titular da 3ª Vara de Caxias do Sul e coordenadora do Cejusc da cidade, Ana Júlia Fazenda Nunes, aconselha que pessoas que estão com processos pendentes procurem finalizar as questões.
O Foro Trabalhista de Caxias do Sul, nas seis Varas que possui, tem 20.154 processos em tramitação atualmente. Uma audiência de conciliação pode ser solicitada a qualquer momento. Para isso, é necessário preencher o formulário Quero Conciliar, no site do TRT-RS, ou entrar em contato pelo e-mail para [email protected], ou fazer o pedido por meio do advogado.
No Rio Grande do Sul, cerca de 40% dos processos trabalhistas terminam em acordo já no primeiro grau. Na Semana Temática o Estado tem, ao todo, 1.012 audiências de conciliação agendadas.