Duas escolas estaduais de Caxias do Sul além de outras seis da região serrana serão incluídas no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), projeto da Secretaria Estadual da Educação a partir de 2026. As escolas caxienses são a Apolinário Alves dos Santos, que contará com técnico em Automação Industrial, de 1.200h, e a Clauri Alves Flores, que terá técnico de 800h em Produção de Moda.
A iniciativa, que está em gradativa implantação desde 2018, busca atingir até 2026 metade das escolas em tempo integral, com um quarto dos alunos matriculados na modalidade, uma meta do Plano Nacional de Educação. A lista conta também com escolas em Antônio Prado, São Francisco de Paula, São Marcos, Picada Café, Monte Alegre dos Campos e Cotiporã.
A participação no EMTI é obrigatória e está ligada à matrícula ou rematrícula na escola da rede estadual que oferece essa modalidade. As inscrições para o ano letivo de 2026 estão abertas até domingo (2) e devem ser realizadas apenas por meio do portal de matrículas disponível no site da Seduc.
