Na última sexta-feira (12), encerrou o prazo para o registro das chapas que vão concorrer à reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a gestão 2026-2030. Foram inscritas duas candidaturas, com chapas compostas pelos professores doutores Cleide Calgaro (reitora) e Carlos Alberto Lunelli (vice-reitor); e Asdrubal Falavigna (reitor) e Terciane Ângela Luchese (vice-reitora).
Cleide Calgaro é Pós-Doutora em Filosofia (2015) e em Direito (2016) ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Ciências Sociais na linha de pesquisa “Atores Sociais, Políticas Públicas, Cidadania” (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutoranda em Filosofia na linha de pesquisa “Ética e Filosofia Política” (2020) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na condição de taxista CAPES. Doutoranda em Direito na linha de pesquisa “Dimensões Instrumentais das Políticas Públicas” pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestra em Direito na linha de pesquisa “Direito Ambiental e Biodireito” (2006) e Mestra em Filosofia na linha de pesquisa “Problemas Interdisciplinares de Ética” (2015) ambos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharela em Direito (2001) e em Filosofia (2018) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – e na Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul.
Ela explica quais as metas caso seja eleita reitora da UCS.
Asdrubal Falavigna possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Cursou 1 ano de Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS como Pré-requisito em Neurocirurgia no ano de 1990. Especialização em Neurocirurgia na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José no período de 1991 a 1994. Fellowship na Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque no ano de 1995 e 1996. Professor do Curso de Medicina da UCS desde 1997. Mestrado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Coordenador da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004. Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul de 2008 a 2016. Coordenador da Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde na área de Medicina I desde 2016. Atualmente vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul 2022-2026.
Ele também destaca quais seus objetivos caso seja eleito reitor.
O processo de escolha segue trâmite previsto no estatuto da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), com regramento específico. A próxima etapa ocorre no dia 12 de fevereiro, quando os candidatos serão entrevistados pelo Conselho Diretor da FUCS a respeito do Plano de Gestão apresentado. A eleição será realizada no dia 20 de fevereiro, e os eleitos tomam posse no dia 3 de maio de 2026.
