Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

DNIT utiliza biomantas vegetais para conter deslizamentos na reconstrução da BR-470, na Serra do Rio das Antas

  • Redação
  • 29/05/2025
Foto: DNIT/Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou nesta quarta-feira (28), que está adotando soluções sustentáveis e de alta eficiência na reconstrução da BR-470, na região da Serra do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, após os estragos causados pelas enchentes de maio de 2024. De acordo com o departamento, uma das principais técnicas em execução é a aplicação de biomantas vegetais em taludes, nas áreas inclinadas às margens da rodovia que exigem atenção especial para evitar erosões e deslizamentos.

As biomantas são compostas por fibras naturais, como coco ou palha, e têm função provisória de proteção do solo. Biodegradáveis e ambientalmente corretas, essas mantas são aplicadas sobre os taludes logo após os serviços de terraplenagem ou reaterro, oferecendo estabilidade ao terreno até que a vegetação definitiva se desenvolva.

O DNIT recorda que o processo realizado começa com a limpeza da superfície, seguida da semeadura direta ou hidrossemeadura. Em seguida, a biomanta é desenrolada sobre o solo e fixada com estacas de madeira ou grampos metálicos, garantindo contato total com o terreno. Essa cobertura protege o solo da ação da chuva e do vento, reduzindo a perda de material e criando um ambiente propício para a germinação das sementes.

Atualmente, as intervenções com biomantas estão em execução em 12 pontos da BR-470. Em Veranópolis, nos quilômetros 178, 187, 189 e 190. Em Bento Gonçalves nos quilômetros 192, 194, 195, 196, 198, 199 e 211. Já em Salvador do Sul, a solução é executada no km 254.

Conforme comunicado enviado a imprensa, o DNIT afirma que as ações integram o compromisso do órgão com a reconstrução segura, duradoura e ambientalmente responsável da infraestrutura federal. Segundo a nota, a autarquia segue mobilizada para restabelecer a normalidade na BR-470, enfrentando os desafios impostos pelas condições climáticas extremas.

Tags:
  • br-470
  • Dnit
  • Serra do Rio das Antas
  • trânsito
Avatar
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Neve é registrada nos Campos de Cima da Serra na manhã desta quinta-feira    

  • Redação
  • 29/05/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Feira de Empregabilidade oferece mais de 150 vagas nesta sexta-feira, em Caxias do Sul

  • Redação
  • 29/05/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Uniformes escolares da rede estadual ainda não foram entregues por completo, quatro meses após início das aulas

  • 31/05/2025
ler post

Secretaria realiza manutenções em praças públicas de Caxias do Sul

  • 31/05/2025
ler post

Prefeitura decreta estado de emergência para enfrentamento de síndrome respiratória após município registrar 46 mortes

  • 31/05/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Com três gols de Calyson, Caxias vence o Londrina na Série C
  • Confira as informações para o duelo entre Juventude e Grêmio
  • Uniformes escolares da rede estadual ainda não foram entregues por completo, quatro meses após início das aulas
  • Após liminar do STJD, Juventude encerra a venda de ingressos promocionais para o duelo contra o Grêmio
  • Trânsito terá bloqueios no entorno do Estádio Alfredo Jaconi neste domingo para Juventude x Grêmio
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

29/05/2025 - Atualizado em 29/05/2025 - 14:33

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar