Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as obras que mantém o trânsito no sistema pare e siga, na BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul devem ser finalizadas no final do mês de abril. Hoje, semáforos bloqueiam o trânsito por 25 minutos entre os kms 176 e 181 da rodovia. O trecho correspondente fica entre a ponte sobre o Rio Caí e o Centro da cidade na Região das Hortênsias.
Segundo a autarquia, os atrasos são causados por episódios de chuva intensa, fazendo com que a geografia local deixe os trabalhos complexos. Afinal, a rodovia está inclusa em um morro e o material fino, aliado à terra e pequenas pedras, desce durante enxurradas, provocando grandes erosões até o pé do morro.
A pressão entorno das obras para liberação do tráfego é intensa, especialmente pelo lado político de Nova Petrópolis, que lançou na última semana a Campanha Agiliza BR-116 e está recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado para cobrar agilidade dos responsáveis para a entrega das obras.
Três principais pontos são reivindicados no formulário online. Sendo o primeiro, exatamente a priorização e urgência nas obras de contenção e recuperação entre os KMs 175 e 178, no sentido Nova Petrópolis/Caxias do Sul. O movimento é liderado por Vereadores da Câmara Municipal.