O técnico Cláudio Tencatti foi anunciado no dia de 13 de maio como novo técnico do Juventude, são oito dias a frente do comando técnico do time alviverde. No último domingo (18), contra o Fluminense, o treinador estreou na beira do gramado, no empate em 1 a 1. Neste momento o foco é tirar a equipe da Zona de Rebaixamento da Série A.
O componente do Comite Gestor de Futebol, Luis Carlos Bianchi, comentou sobre o inicio de trabalho do novo técnico: “Tencati está muito no início. Ele teve praticamente duas ou três sessões de treino antes do jogo contra o Fluminense. A gente percebeu assim nele uma preocupação em estancar algumas questões que ele via, que nós também vimos que o time do Juventude estava apresentando de problema nos últimos jogos. No jogo de domingo contra o Fluminense percebemos algumas coisas em termos de mudança de postura, de padrão tático na tentativa de, num primeiro momento, estancar a sangria para depois tentar jogar um pouquinho mais”.
O diretor comentou sobre a melhora da equipe no segundo tempo e da expectativa do trabalho de Tencatti para o restante do Campeonato: “O primeiro tempo ainda vimos a equipe muito nervosa e insegura, mas já depois do intervalo com alguns ajustes podemos ver alguma evolução assim já do time. Pouco mais solto, tentando jogar um pouquinho mais. E essa é a nossa expectativa que agora, com uma semana cheia agora até o próximo jogo, ele consiga implantar um pouco mais os seus conceitos de jogo, de padrão tático, de posicionamento defensivo, ofensivo, transições e agora a gente sabe, temos mais dois jogos antes da parada. É ajustar o que for possível agora para depois, tanto ele com mais tempo de treinamento, como a própria diretoria também fazendo a sua lição de casa”.
O diretor também comentou sobre os ajustes que precisam ser feitos no time no Campeonato Brasileiro para implantação dos conceitos do novo técnico: “fazendo os ajustes no grupo de atletas que precisam ser feitos, a gente já sabia disso antes mesmo de acontecer a troca do técnico, a gente já tinha essa consciência da necessidade de reforçar o grupo, de ajustar algumas peças, então a gente está nessa expectativa agora de colher o maior número de pontos agora nesses dois jogos até a parada e depois. Um grupo revigorado e já com a implantação desses conceitos do novo técnico, já mais assimilados pelo grupo como um todo”.
O próximo compromisso do Juventude é contra o Bragantino, na segunda-feira (26), às 20h, no estádio Cícero de Souza Marques, pela 10ª rodada da série A.