Na última semana, em entrevista à Rádio Caxias, o diretor executivo da Visate, Gustavo Marques Santos, abordou os principais temas relacionados à concessionária, que completou 39 anos de atuação em Caxias do Sul. Atualmente, a empresa realiza cerca de 4,9 mil viagens diárias na cidade. Entre os pontos destacados por Santos, a execução do Plano de Mobilidade Urbana foi citado como uma das principais necessidades para a melhoria do transporte público.
O diretor ressalta que a mobilidade urbana em Caxias do Sul enfrenta desafios relacionados à infraestrutura e à fiscalização por parte da administração pública. Embora a cidade possua um plano bem estruturado, a demora na execução de obras compromete a eficiência do sistema. Segundo ele, o tempo de deslocamento entre as Estações de Pré-Embarque (EPIs) Floresta e Imigrante, que já foi de 18 minutos, voltou a subir para 28 minutos devido à liberação de conversões e ao uso irregular das vias por motoristas.
Outro ponto de atenção, segundo o diretor, é a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, especialmente na cobertura das paradas de ônibus. Ele também cita o tráfego intenso na BR-116 e perimetrais, que impacta diretamente o cumprimento dos horários das linhas e compromete a regularidade do serviço.
Com uma frota atual de 233 ônibus, a renovação dos veículos ocorre com uma idade média de sete anos. Ele explica o tempo de vida útil dos ônibus. Além disso, nos últimos cinco anos, a Visate adquiriu 67 veículos novos. Ainda neste mês, três novos ônibus devem ser incorporados à frota e, no próximo mês, mais seis unidades devem entrar em operação.
Além disso, o aplicativo Caxias Urbano, que já conta com 45 mil downloads, segue auxiliando os usuários do transporte público. A plataforma permite delimitar rotas, verificar horários e comprar passagens. Santos reforça que o sistema de transporte por meio do aplicativo é gerenciado pela prefeitura, enquanto a Visate opera as rotas, linhas e horários definidos pelo Executivo.
Por fim, o diretor comentou sobre o treinamento dos motoristas, destacando que os ônibus são equipados com câmeras posicionadas na parte frontal, voltadas para o motorista e também para o interior do coletivo. Além de garantir mais segurança, os registros auxiliam nos treinamentos da equipe e na fiscalização da condução dos veículos.