Apesar do forte apelo emocional da data, quase metade dos consumidores de Caxias do Sul não deve comprar presentes para o Dia dos Pais em 2025. É o que revela a mais recente pesquisa da CDL Caxias do Sul, realizada entre os dias 16 e 18 de julho com 720 moradores da cidade. Segundo o levantamento, 48,2% dos entrevistados afirmaram que não pretendem presentear este ano, enquanto 43,7% disseram que vão às compras — um crescimento de 6,1 pontos percentuais em relação a 2024.
Entre os que pretendem comprar, o gasto médio estimado é de R$ 289,85, valor que representa um aumento modesto de 1,8% em comparação com o ano anterior. A maioria diz que deseja adquirir um presente de melhor qualidade (54,5%), embora os reajustes de preços também influenciem (25%). O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, destaca que apesar de parte considerável dos consumidores não ir as compras, a data segue sendo importante para movimentar o comércio local.
Vestuário e moda seguem como os favoritos do público, mencionados por 34,3% dos consumidores, seguidos por calçados (23,6%) e perfumes e cosméticos (14,4%). Alimentos, bebidas, ferramentas e acessórios também aparecem entre as opções. Os pais são os principais homenageados (58,7%), mas há espaço para maridos e namorados (32,9%), além de sogros, avôs e até filhos.
Nas formas de pagamento, dinheiro (28,8%) e PIX (27,5%) lideram, seguidos de perto pelo cartão de crédito (25,2%). Quanto à busca por produtos, os consumidores dividem-se entre lojas físicas (27%), sites de busca (21,7%) e redes sociais, como Instagram e WhatsApp.
Entre os que não devem fazer compras para a data, os principais motivos apresentados são não ter a quem presentear (62,2%), distância geográfica (15,1%) ou questões de relacionamento (13,9%). Outros fatores citados incluem outras prioridades e restrições financeiras.