Com diversas atividades culturais e de formação, iniciou no último sábado (25) a programação do Mês do Servidor, que neste ano traz o tema “Conectados pelo compromisso de servir”. A ideia é pautar dois dos pilares do serviço público, as conexões humanas e o compromisso com a sociedade. As atividades seguem até o dia 29 de novembro com o objetivo de valorizar as pessoas que se dedicam, diariamente, a transformar a vida da comunidade por meio do seu trabalho.
A 24ª edição do Mês do Servidor é uma realização da Secretaria Municipal de Administração, Tecnologia e Inovação (Smati), por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, composta por representantes de diversas entidades e secretarias municipais. A secretária da pasta, Grégora Fortuna dos Passos, ressalta que a programação além de uma homenagem, é uma forma de integração entre os servidores.
A abertura do evento foi marcada pela Gincana de Integração do Servidor, que reuniu equipes de diferentes setores da administração municipal. A primeira tarefa teve foco na revitalização de bancos de praças públicas, ação que simbolizou o cuidado com os espaços urbanos e o espírito de cooperação entre colegas. A atividade reforçou valores como união, solidariedade e compromisso com o bem comum.
A programação seguiu nesta segunda-feira (27) com uma homenagem aos servidores que completaram 25 anos de serviço público, reconhecendo trajetórias de dedicação e contribuição à cidade. Ao longo de outubro e novembro, diversas atrações completam a agenda, como o Prêmio Boas Práticas, o evento Servidores em Cena, oficinas de tecnologia e culinária, passeios culturais, shows e a tradicional Festa dos Servidores, que encerra o mês com show da banda Papas da Língua.
O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 de outubro, data que tradicionalmente é ponto facultativo no município. Porém, como a data cai em uma terça-feira, o ponto facultativo foi transferido para a sexta-feira (31) para que os servidores possam aproveitar a folga junto a um final de semana.
