O desfile das agremiações no Carnaval 2026 de Caxias do Sul voltará a percorrer a Rua Sinimbu, após seis anos, a última edição realizada no local foi em 2020. Com pausas ao longo desse período, o Carnaval 2026 marca o terceiro ano da retomada oficial da celebração na cidade, que vinha sendo realizada na Rua Plácido de Castro. Marcado para o dia 28 de fevereiro, o desfile contará com a mesma estrutura montada para o corso alegórico da 35ª Festa Nacional da Uva, que ocorrerá às quintas-feiras e domingos, enquanto o desfile carnavalesco será realizado no sábado.
A folia será realizada na semana seguinte ao feriado oficial de Carnaval, data que, assim como neste ano, será destinada aos blocos de rua. A retomada do desfile no Centro é uma reivindicação antiga das escolas de samba. A diretora do Instituto Samba, Jéssica De Carli, destaca que o retorno representa uma conquista para o movimento. Segundo ela, o Carnaval deste ano reuniu cerca de 12,5 mil pessoas, o que reforça a necessidade de um espaço maior, e a Rua Sinimbu foi escolhida pela representatividade e capacidade de público.
Outra novidade é o retorno da escolha da corte do Carnaval, que não ocorre desde 2016. O evento está marcado para o dia 1º de novembro, a partir das 20h, e contará com um júri técnico. Ao todo, sete candidatas disputam os títulos de Rainha e Princesas, e dois candidatos concorrem a Rei Momo. Eles serão avaliados nos quesitos samba no pé, beleza, simpatia e entrevista.
As candidatas ao título de Rainha e Princesas são Ana Luiza Dellapussa Soares (Pérola Negra), Cristiane Fidelis Machado da Silva (Nação Verde e Branco), Graziele Gallert Gomes (Unidos do É o Tchan), Janaína Martins (Bloco da Velha), Jéssica Priscila Batista (São Vicente) e Katrine Damasceno (XV de Novembro). A jovem que iria representar a Filhos de Jardel realizou a retirada da candidatura por questão de saúde. Já como Rei Momo concorrem Carlos Eduardo Marques de Souza (Nação Verde e Branco) e Cilso Luis Teixeira (São Vicente).
Na segunda-feira (6), um evento marcou a apresentação dos sambas-enredo das escolas para 2026. Seis agremiações divulgaram as músicas que irão embalar os desfiles e conduzir a narrativa das apresentações.
Os sambas-enredo estarão disponíveis no canal da Secretaria Municipal da Cultura no YouTube e no Spotify do Instituto de Leitura Quindim. O Carnaval 2026 de Caxias do Sul conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e recursos provenientes de emendas parlamentares da deputada federal Denise Pessôa e do deputado estadual Pepe Vargas, ambos do PT.

da ESQUERDA pARA DIREITA: as candidatas ao título de Rainha e Princesas: Cristiane Fidelis Machado da Silva (Nação Verde e Branco), Jéssica Priscila Batista (São Vicente), Ana Luiza Dellapussa Soares (Pérola Negra), Katrine Damasceno (XV de Novembro), Graziele Gallert Gomes (Unidos do É o Tchan) e Janaína Martins (Bloco da Velha).
Confira o tema escolhido e o título do samba de cada escola:
Escola de samba Nação Verde e Branco
Enredo: “Majestade Negra – de ilu ayê à corte pampeana”.
Samba-enredo: “Majestade Negra – de ilu ayê à corte pampeana”.
Compositores: Pedro Rosa, Dito Cujo, João Seben, Joel Vianna, Beiço do Cavaco, Mestre Batata, Roberto Costa
Intérprete: Roberto Costa
Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra
Tema: “O Sonho de um menino, se transforma em Aquarela, Salve Presidente Cafú, o brilho eterno de um sambista”.
Samba-enredo: “O Sonho de um menino, se transforma em Aquarela, Salve Presidente Cafú, o brilho eterno de um sambista”.
Compositores: Aryzinho Rodrigues, Wagner Macedo, Marcel da Cohab
Intérprete: Wagner Macedo
Escola de Samba Unidos do É o Tchan
Tema: “Vou sair do seu corpo, para festejar, prazer! Sou a tatuagem que vai te marcar.”
Samba-enredo: “Vou sair do seu corpo, para festejar, prazer! Sou a tatuagem que vai te marcar.”
Compositor: Renan Ludwig
Intérprete: Igor Sorriso
Escola de Samba Filhos de Jardel
Tema: “Tá na mesa Tá na manga Tá na mão, no jogo da avenida meu Jardel é campeão.”
Samba-enredo: “Tá na mesa Tá na manga Tá na mão, no jogo da avenida meu Jardel é campeão.”
Compositor: Maurício César Castro e Leonardo Nunes
Intérprete: Alexsandro Figueiro Rosa
Escola de Samba Acadêmicos XV de Novembro
Tema: “É de aço o compasso da academia, XV de Novembro canta o aço o metal e a metalurgia.”
Samba-enredo: É de aço o compasso da academia, XV de Novembro canta o aço, metal e a metalurgia.
Compositor: Leandro Castangna (Leandrinho LV)
Intérpete: Leandro Castangna (Leandrinho LV)
Escola de Samba São Vicente
Tema Enredo: Do Axé ao Amém.
Samba-enredo: “A fé se une no samba”
Compositor: Marcel Sangoi Bastianello
Intérpete: Ricardo Dilamar Coelho de Camargo