A parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Corpo de Bombeiros Militar busca otimizar o atendimento à população em 2026. A iniciativa inclui as bases do Corpo de Bombeiros localizadas nos bairros Desvio Rizzo e Cruzeiro, que receberão duas ambulâncias de suporte básico que operarão entre as 8h e às 20h, todos os dias da semana. A ação ocorre devido ao elevado número de atendimentos realizados nessas regiões, visando reduzir significativamente o tempo de resposta dos atendimentos de urgência e emergência.
O início do convênio deve ocorrer nas próximas semanas quando o termo de cooperação será assinado. O secretario da Saúde, Rafael Bueno, o diretor-geral do SAMU, Durval Júnior de Oliveira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Julimar Fortes Pinheiro, visitaram nesta semana as bases dos quartéis onde serão alocadas as ambulâncias.
As regiões somam juntas cerca de 150 mil habitantes, o que representa um alto índice de atendimentos prestados. As bases serão estruturadas para atender adequadamente as equipes de emergência, com reposição de insumos centralizada na base do SAMU, como destaca Durval Júnior.
Rafael Bueno ressaltou que a descentralização do serviço era uma demanda recorrente da população e apontou que outras duas áreas do município também estão sendo estudadas para receber o projeto em 2026. Dados já estão sendo mapeados e analisados para uma decisão futura. As ambulâncias irão operar diariamente, das 8h às 20h. Após este horário, as equipe de plantão do SAMU irão suprir as demandas.
