O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) protocolou nos últimos dias, um requerimento convocando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para prestar esclarecimentos sobre o bloqueio de recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o aumento do endividamento dos produtores gaúchos em virtude de fatores como o clima e perdas nas últimas safras.
Mas as reivindicações do agro gaúcho tendem a apresentar uma nova onda de pedidos ao governo federal e que serão organizadas durante uma reunião que irá acontecer na Secretaria Estadual da Agricultura na segunda-feira (27), às 13h30, reunindo representações de diferentes entidades relacionadas a agricultura gaúcha. O encontro é promovido pela Famurs, Aprosoja-RS e Aper, com a presença de parlamentares, entidades do agro e representantes dos governos estadual e federal. Segundo Hamm, o objetivo é buscar soluções emergenciais e estruturais para conter a crise agravada por quebras de safra e atrasos na liberação de recursos diante da tragédia climática ocorrida em 2024.
Hamm também alertou para o impacto humano da crise: 28 produtores rurais gaúchos que tiraram a própria vida em 2025, reflexo do desespero diante das dívidas e da falta de políticas eficazes.
Como vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o parlamentar disse em entrevista para a Caxias que pediu auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a execução dos recursos do crédito rural e criticou as medidas do governo Lula, que classificou como “paliativas e ineficazes”.
Durante a entrevista, o deputado também fez uma crítica severa aos juros impostos pelos bancos aos agricultores. Segundo ele, as instituições finaceiras se aproveitam de um momento de desespero dos produtores também oferecendo carência ou tempo para pagamento das dívidas desconectados da realidade. Para ele, a imagem que foi passada pelo governo federal ainda durante a Expointer 2025 à sociedade foi apenas a impressão de que o problema estava solucionado, o que foi uma enganação.
Confira aqui a entrevista completa!
