O Coro Municipal de Caxias do Sul, que celebra 50 anos em 2026, enfrenta impasses com a Secretaria Municipal da Cultura após cortes orçamentários da Unidade de Música, que impactaram as atividades do coro no ano passado e, principalmente, pela recente demissão do maestro Artur Stockmans Teixeira, no dia 20 de janeiro. O maestro estava à frente do coro desde 2022.
A decisão pela demissão do regente ganhou repercussão com a mobilização da Associação de Cantores e Amigos do Coral Municipal de Caxias do Sul (ACACMCS), por meio de ofícios enviados a representantes municipais, com a solicitação de esclarecimentos, e de um abaixo-assinado que pede o retorno imediato do maestro Stockmans à frente do grupo.
Conforme uma integrante da Associação, que preferiu não se identificar, a demissão foi recebida com surpresa, uma vez que o profissional desempenhava muitas outras atividades no coro, que resultaram em diversos convites para apresentações até mesmo fora do Estado, as quais não foram possíveis devido à falta de recursos. Ela destaca que a justificativa dada pela secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, é de que era necessário buscar outro profissional com mais experiência, o que, segundo o grupo, não se justifica. A fonte ainda ressalta que, além da decisão, não houve um planejamento para que outro maestro assumisse o cargo após a demissão, de forma que o Coro Municipal se encontra sem regente e segue suas atividades, no momento, com os monitores.
Além da demissão, o grupo também reivindica um posicionamento diante dos cortes na Unidade de Música, que impactam as atividades há mais de um ano. Segundo a integrante, diversas reuniões ocorreram, com a presença de representantes da Secretaria da Cultura, e resultaram na justificativa de que os recursos precisaram ser destinados às folhas de pagamentos de servidores municipais. Na ocasião, o grupo questionou sobre um prazo para respostas às reivindicações, o que, até o momento, não ocorreu.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Cultura informou por meio de nota, que a mudança está inserida em um processo de reestruturação do corpo artístico da pasta. Além disso, agradeceu o tempo que o maestro esteve à frente da regência e pelo trabalho desenvolvido. A Secretaria informa que uma nova regente deve ser anunciada nos próximos dias, profissional de reconhecida trajetória no estado do Rio Grande do Sul e que deve assegurar a continuidade das atividades. Diante dos cortes da Unidade de Música, a pasta não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.
NOTA – SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA
“A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul confirma o encerramento do ciclo de atuação do maestro Artur Stockmans à frente do Coro Municipal. A mudança está inserida em um processo de reestruturação do corpo artístico da Secretaria. Ainda, a Secretaria registra e agradece ao maestro pela contribuição artística e pelo trabalho desenvolvido junto ao grupo durante os anos em que esteve à frente da regência. O Coro Municipal passa a contar com um novo regente, a ser anunciado nos próximos dias, profissional de reconhecida trajetória no estado do Rio Grande do Sul e ampla qualificação técnica na área, assegurando a continuidade das atividades e o aprimoramento artístico do grupo.“
