A Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, está realizando a pesquisa “Percepção de Riscos de Desastres Naturais pela População Gaúcha”. O levantamento busca compreender como os gaúchos percebem os riscos, entendem e reagem diante de desastres naturais, além de avaliar a eficácia da comunicação de segurança no estado.
O objetivo é aprimorar os protocolos de prevenção e resposta a desastres, identificando o quanto as comunidades evoluíram em percepção de risco e quais formas de comunicação se mostram mais eficientes. A pesquisa, disponível em formulário online, pode ser respondida por moradores com mais de 18 anos dos 497 municípios gaúchos até sexta-feira (14).
Os dados coletados serão utilizados para orientar estratégias de comunicação e ações de proteção civil fortalecendo a interação entre o poder público e a população. A meta é alcançar 9 mil respostas válidas, garantindo representatividade científica. A análise será feita pela equipe da Defesa Civil, com apoio de uma universidade para aprofundar a avaliação qualitativa.
A tenente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Sabrina Ribas, detalha que faltam ainda algumas respostas respectivas à Caxias do Sul.
A iniciativa segue as diretrizes da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Marco de Sendai, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR).
Link da pesquisa: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CdncFcCN6UCh5c7LBTzdGp7erSvmg1BCs5G2_NyyM1hUMUZGQldCR1lTNEpJVE5KQUQzOUxRWFBZUy4u&route=shorturl
