A partir desta terça-feira (6) a Defesa Civil do Estado adotará um novo formato para comunicar a população em situações de alerta. O grau de severidade dos eventos estará atrelado a uma escala de cores, com orientações sobre medidas que a população deve adotar para se proteger. As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira em evento alusivo a um ano das enchentes de maio de 2024.
A ação integra as atividades do Plano Rio Grande, programa do governo do estado criado para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Os novos alertas da Defesa Civil serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:
Verde – para situações de normalidade
Amarelo – para alerta moderado
Laranja – para alerta alto
Vermelho – para alerta muito alto
Roxo – para alertas de ação imediata
Cada cor está atrelada a uma série de orientações objetivas sobre o que a população pode fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área. As mensagens enviadas por SMS conterão textos que atualizam as pessoas sobre a previsão de tempestades e outros fenômenos climáticos, além de medidas a serem tomadas prontamente nestes casos.
A revisão dos protocolos e procedimentos, que resultou na adoção dos novos modelos, faz parte do processo de aprimoramento contínuo da Defesa Civil. Além de servir como uma resposta aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.
Confira os novos modelos de mensagem que serão enviados pela Defesa Civil:
“DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento”
“DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193”
“DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro”
“DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo.”