A empregabilidade representa avanço em Caxias do Sul, conforme dados divulgados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede). No período de janeiro a novembro de 2023 ocorreram cerca de 80.499 admissões no município. Em comparação ao restante do Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul ficou na 3ª posição em vagas preenchidas no mês de novembro.
De acordo com dados do acumulado do ano, mais de 10 mil empregos formais ocorreram. Na Serra, 5.586 postos de trabalhos foram ocupados. Entre os diferenciais está que nenhum dos municípios da região apresentou saldo negativo. Diante dos setores, a indústria segue com o maior índice de oportunidades seguida pelo comércio, que tem ganhado avanço. Comparado a 2022, os atendimentos realizados no ano passado também são considerados superiores, com o maior número de encaminhamentos.
Em maio deste ano, ocorre o Empregar RS, considerado o maior evento de empregabilidade do Estado. Além disso, em Porto Alegre, deve ser instalada a primeira Casa do Trabalhador. O serviço viabiliza o atendimento da população com psicólogos para que haja preparação diante de entrevistas de emprego, assim como, orientações.
Segundo o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, entre os principais fatores responsáveis pelo crescimento está um conjunto de ações realizadas por meio da gestão pública, empresários e trabalhadores. Ele evidencia que as ações fortalecem a dignidade das famílias, assim como, a democracia diante das oportunidades.
A população pode procurar o Sine munida de documento com foto e CPF. Em Caxias do Sul, o atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para garantir senha de atendimento é preciso estar presente no local entre 8h e 9h30 ou das 13h até 14h30. O Sine fica na rua Bento Gonçalves, nº 1901, no Centro.