Em 02 de agosto de 1953, foi inaugurada a obra arquitetônica da Igreja São Pelegrino como conhecemos hoje. A igreja que começou, em 1891, como um oratório para honrar a imagem de São Pelegrino, foi substituída, com o passar dos anos, por uma capela de madeira e por outra capela ainda maior, até tornar-se um dos principais símbolos de Caxias do Sul.
“São Pelegrino, 7 décadas de histórias” busca registrar, em 37 minutos de exibição, a história da comunidade, a construção da igreja e também resgata personagens, como o padre Eugênio Giordani, liderança que foi o responsável pela construção da igreja atual, e o padre Mário Pedrotti, Pároco Emérito de São Pelegrino.
Marcele Brusa Maciel, produtora executiva do filme, conta que sempre viveu na comunidade e como surgiu a ideia de fazer uma produção áudio-visual da história da Igreja de São Pelegrino.
O curta “São Pelegrino, 7 décadas de histórias” será lançado no dia 15 de outubro, às 19h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, somente para convidados. Ele foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.