Iniciaram nesta semana as aulas do Curso de Confeiteiro para famílias atendidas pelo Restaurante Popular, iniciativa da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional e do Banco de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). A ação, que ocorrerá no Núcleo Integrado de Políticas Públicas do bairro Reolon (NIPP Reolon), é realizada em parceria com a Associação Mão Amiga e o Senac.
A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade e a certificação obtida será válida em todo o território nacional. As aulas terão duração de três meses, onde os 15 alunos da turma aprenderão sobre técnicas de confeitaria. Segundo a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Kalizia Dalla Zen, o curso tem como objetivo proporcionar a qualificação profissional gratuita, visando ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade nos bairros.
A iniciativa faz parte da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que não se limita apenas a garantir o direito à alimentação adequada, atuando de forma intersetorial para fortalecer a geração de renda e promover a inclusão social por meio de capacitações e parcerias estratégicas.
O projeto do Núcleo Integrado de Políticas Públicas (NIPP) surge em substituição às Cozinhas Comunitárias, após a reestruturação do Restaurante Popular (Repop). Desde 2021, o Repop centraliza a produção das refeições distribuídas diariamente nos bairros com maior vulnerabilidade social em Caxias do Sul. O NIPP é responsável pela entrega dessas refeições, além do cadastramento, acompanhamento, encaminhamento e capacitação dos usuários.