Conforme a Aecretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o número de documentos aguardando pela regularização de condutores é superior a 700 documentos de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e estão ocupando espaço na Seção de Expediente e Distribuição de Mobilidade. A maioria desses documentos foi retida pela Fiscalização de Trânsito durante operações realizadas desde 2012. O CRLV mais antigo registrado é de 2012, com 320 documentos retidos entre 2012 e 2019. Já entre 2020 e 2025, o número de documentos retidos subiu para 410, totalizando 730 CRLVs ainda não regularizados.
Quando um CRLV é retido por um fiscal de trânsito, o documento é registrado no sistema do Detran/RS, e o veículo recebe uma restrição. Além disso, muitos desses veículos possuem débitos pendentes, o que também contribui para a regularização pendente. A SMTTM alertou para uma situação comum, na qual condutores pagam as taxas de licenciamento acreditando que o débito foi quitado, mas, sem a impressão do CRLV atualizado, o veículo continua irregular e pode ser autuado ou removido para os depósitos credenciados do Detran/RS.
A retenção do CRLV é uma medida administrativa adotada para evitar a remoção do veículo. Após a retenção, o condutor tem até 3 dias úteis para comparecer à Secretaria com o veículo autuado para passar por uma vistoria. Caso o veículo seja liberado, o CRLV é devolvido e a restrição é excluída do sistema. A SMTTM ressalta que a falta de vistoria impede a regularização e que o grande número de documentos não retirados é um indicativo de que muitos veículos podem estar circulando sem o licenciamento atualizado.
A SMTTM convoca todos os condutores que tiveram o CRLV retido para comparecerem à Secretaria para regularizar a situação. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3290-3900, nos ramais 7921, 7922 ou 7926.