O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realizou uma vistoria preventiva no bloco de carnaval Ovelha Negra e também nos Pavilhões da Festa da Uva, nesta quinta-feira (12). As visitas técnicas devem prosseguir nos próximos dias, quando os demais eventos de Carnaval vão estar com as suas estruturas sendo montadas. O foco do CREA é identificar se há engenheiros responsáveis por esses eventos e garantir a segurança dos frequentadores.
O Inspetor Chefe do Conselho em Caxias do Sul, Daniel Bavaresco, explica que um profissional habilitado é a certeza de que o evento pode ser realizado com tranquilidade. Em caso de qualquer intercorrência, o profissional poderá ser cobrado futuramente.
Os locais que são fiscalizados e não apresentam responsável técnico, recebem uma notificação para em 10 dias apresentar um profissional registrado e com conhecimento na área específica. Por exemplo, eventos com estrutura de palco precisam de um engenheiro e um projeto elétrico registrado junto aos órgãos competentes. O mesmo vale para estrutura de prevenção contra inocência. Caso contrário, essa notificação pode se tornar multa.
