Desde o mês de junho cinco crânios foram encontrados em diferentes locais de Caxias do Sul. Titular da Delegacia de Homicídios, o delegado Raone Nogueira, aponta o crime de subtração de parte de cadáver como a principal linha de investigação.
O primeiro caso foi registrado no dia 3 de junho. Na data, crianças que brincavam em uma praça do Loteamento Vila Amélia, encontraram um crânio. Após a chegada da polícia mais dois foram localizados. Um mês depois, no dia 3 de julho, nas imediações, outro crânio foi encontrado. Os casos foram registrados próximo ao Cemitério Público II, no bairro Rosário, local onde houve a violação de um ossário.
O delegado informa que os quatro registros já possuem suspeitos e que tudo leva a crer para fins religiosos. Ele pondera que na história da humanidade há casos de culto a parte de corpos humanos e é tratada a possibilidade do uso para magia negra. A Polícia Civil agora busca identificar os responsáveis e também trabalha para evitar ocorrências futuras similares.
Por fim, no último dia 11, outro crânio humano foi encontrado no Parque Cinquentário. Apesar de ser recente e ainda não se ter mais informações, a suspeita também é de que se trate de crime específico contra o respeito aos mortos. O caso foi encaminhado para a Delegacia do 2º Distrito Policial.
Ainda segundo o delegado, em princípio, não há uma relação entre os caos, pois possuem particularidades diferentes. Os quatro primeiros crânios estavam limpos, enquanto o último tinha característica mais terrosa.