A virada de ano é um momento de descontração e comemoração entre amigos e familiares, uma transição para novos ciclos. Geralmente este momento de festa é acompanhado de shows de fogos de artifícios, que requerem alguns cuidados para evitar que acidentes aconteçam nesta data tão especial.
O Corpo de Bombeiros Militar-RS reforça algumas medidas que devem ser seguidas para um manuseio seguro dos fogos de artifícios durante a virada de ano, como explica o Capitão Vinicius Manfio, comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militares de Caxias do Sul.
Outras precauções importantes que devem ser respeitadas são armazenar os fogos em local frio e seco, longe do alcance de crianças, nunca manusear fogos durante ou após o consumo de bebida alcoólica, não permitir que crianças ou adolescentes manuseiem os artefatos, e disparar os fogos somente ao ar livre, em direção contrária as pessoas próximas, certificando-se de que não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas em volta.
Manfio também ressalta algumas medidas que devem ser adotadas em caso de ferimentos causados pela explosão de fogos.
Desde dezembro de 2023, estão proibidos fogos de artifício sonoros em Caxias do Sul, conforme a lei complementar 750, que acrescenta à lei 632/2020, a proibição da queima e utilização de fogos de artifício ruidosos nas áreas urbanas da cidade. O projeto de lei tem autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP. Pela medida, consideram-se fogos de artifício ruidosos as bombas, os rojões, o rojão de vareta, o ‘treme terra’ ou qualquer outro que ocasione forte poluição sonora, por meio de estouros e estampidos.