A COP30, que vai ocorrer em Belém (PA), com debates e conferências entre os dias 10 e 21 de novembro, recoloca o Brasil no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas, transição energética e sustentabilidade. O tema foi destaque da entrevista no Jornal da Caxias, da Rádio Caxias, que recebeu o empresário e CEO da Biosys Ambiental, Guilherme Guila Sebben.
Especialista em gerenciamento de resíduos industriais, Sebben também atua como conselheiro de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiegs), integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e diretor de ESG da CIC Caxias. Durante a conversa, ele ressaltou que a COP30 representa um marco para o fortalecimento de compromissos concretos em torno da pauta ambiental.
Sebben lembrou que a COP30 marca o retorno da conferência ao Brasil desde a Rio-92 — evento histórico conhecido como Eco-92 ou Cúpula da Terra, que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992. Segundo ele, apesar das três décadas de debates e acordos, os avanços ainda não correspondem à urgência da crise climática.
O empresário destacou também que a relevância crescente do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) no mundo corporativo. Para ele, práticas sustentáveis deixaram de ser diferenciais e se tornaram exigências de mercado. Sebben frisou que o ESG vai além das ações ambientais, abrangendo também ética, transparência e respeito às pessoas.

Ex-vereador e ex-secretário municipal de Caxias do Sul, o empresário ainda defendeu uma atuação mais integrada entre o poder público e o setor privado na formulação e execução de políticas ambientais. A entrevista também marcou o anúncio da participação da Rádio Caxias na cobertura da COP30, em Belém. A emissora será uma das representantes do interior gaúcho no evento internacional, com reportagens e informações sobre as discussões climáticas e as iniciativas brasileiras em sustentabilidade com intervenções durante a programação ao vivo da emissora caxiense direto da capital paraense a partir da segunda-feira (10), com o jornalista e repórter Tales Armiliato.
A cobertura especial da COP30 na Rádio Caxias tem o apoio de:
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: PACTO RS 25. O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL É AGORA.
SUA EMPRESA GERÁ RESÍDUOS? BIOSYS AMBIENTAL. SOLUÇÕES EM RESÍDUOS INDUSTRIAIS.
Confira aqui a entrevista completa.



