Em entrevista ao Jornal da Caxias, a coordenadora da Agência FGTAS/SINE Caxias do Sul, Zenaira Hoffmann, abordou parte do panorama de empregabilidade na cidade.
Há três anos no cargo, ela relatou que ano a ano o número de encaminhamentos vem crescendo em uma cidade que tem diversidade de vagas.
Por outro lado, a coordenadora apontou falta de qualificação de parte dos candidatos. Ao mesmo tempo em que observa a vontade de trabalhar e aprender entre jovens de 14 a 20 anos, ela nota falta de experiência na faixa etária entre 25 e 35 anos, que por priorizar os estudos acabam não se atentando para a vida profissional mais cedo. Nesses casos, Zeinara disse que há uma dificuldade maior para inserção no mercado de trabalho com salário mais alto.
A coordenadora aconselhou aos pais que coloquem os filhos para trabalhar, pois a ocupação também é educação e prepara para o mercado.
Ainda destacou que os jovens têm uma área bem ampla para atuação, mas escolhem o que gostam de fazer. O público também não é ligado a concursos públicos, buscando uma profissão mais imediata.
Para este início de ano, Zenaira apontou a abertura de vagas no setor da Construção Civil na cidade. Informou que também há oportunidades para pessoas mais velhas.
As vagas podem ser conferidas no painel fixado no mural da agência ou na página oficial da FGTAS/Sine Caxias do Sul no Facebook. Para concorrer, os candidatos devem verificar os requisitos exigidos, anotar o código de sete dígitos da vaga e comparecer presencialmente à agência, localizada na rua Bento Gonçalves, nº 1901, portando documento de identificação em bom estado.
As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30, no turno da manhã, e das 13h às 14h30, no período da tarde. O atendimento ocorre exclusivamente por ordem de chegada dentro desses horários.
