O contrato entre a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (SER Caxias) e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) para a aquisição de terrenos localizados nas proximidades do Estádio Centenário, que irão abrigar os recicladores atualmente instalados nos fundos do Centro de Treinamentos (CT), foi firmado ainda em abril, durante as celebrações pelos 90 anos do clube. No entanto, ajustes para a formalização final se fizeram necessários e, no momento, o contrato passa por nova análise da instituição bancária.
A aprovação por parte do Banrisul é fundamental para a oficialização do acordo e, na sequência, para a transferência oficial do terreno à Prefeitura de Caxias do Sul. A expectativa agora é pela conclusão dessa etapa, permitindo que os terrenos sejam oficialmente transferidos e a construção dos pavilhões seja iniciada.
O secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcos Vinicius Caberlon, destaca o andamento do processo, que está sob avaliação do setor jurídico, responsável pela redação final do contrato.
O projeto prevê a construção de cinco pavilhões de 200 m² cada, no cruzamento das ruas Dom João Batista Scalabrini e Cristóforo Randon, destinados aos recicladores. Conforme já confirmado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), os projetos arquitetônicos foram doados pela própria SER Caxias. Os recursos para a obra, cerca de R$ 2 milhões, já estão garantidos pela prefeitura.
A área total do projeto é de 2.593 m² e contará com infraestrutura completa, incluindo banheiros, vestiários, pátio e paredes corta-fogo. Com a conclusão das obras, a expectativa é de que a Rua Cristóforo Randon seja totalmente liberada.