O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) votou e aprovou no início da tarde desta sexta-feira (31) a possibilidade de implantação do Campus da UFRGS na Serra Gaúcha. A análise ocorreu na última sexta do mês, data em que acontecem as reuniões mensais do Conselho Universitário. Após quase três horas de discussão, por volta de 12h25, o projeto foi aprovado com 66 votos a favor e duas abstenções.
A reunião teve início por volta das 8h45. Por volta das 9h30 houve a leitura do parecer da Comissão de Legislação e Regimento (CLR) do Consun. O documento de 13 páginas apontou que considerando a relevância estratégica da iniciativa para o fortalecimento da UFRGS e para o desenvolvimento regional e nacional, a Reitoria solicitou ao Conselho a aprovação da criação do Campus. Além disso, pontuou que a utilização do Centro Comercial Sofia, na área central da cidade, como sede, é uma possibilidade, mas outros locais estão sendo avaliados e estão sob sigilo a pedido dos proprietários.
Após leitura do parecer, a análise passou para a manifestação dos conselheiros inscritos. Diversos integrantes se manifestaram a favor da expansão, ponderando preocupações com o crescimento diante da qualidade no ensino e não com precariedade, devido a problemas estruturais e financeiros da instituição.
Cada membro teve o tempo de três minutos para posicionamento, contudo, muitos acabaram excedendo o combinado.
O próximo passo será a escolha e compra da área. A projeção é que as aulas iniciem no primeiro semestre do ano que vem. O plano prevê a oferta inicial de oito cursos de graduação nas áreas de Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados, Administração, Pedagogia, Psicologia e Licenciatura em Teatro. Com a instalação do campus na Serra, a UFRGS pretende fortalecer a presença da instituição no interior do estado, consolidando as oportunidades de formação pública e gratuita e estreitar vínculos com a comunidade regional.
Entre os presentes no evento realizado no Campus Centro, em Porto Alegre, estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado estadual Pepe Vargas (PT), a deputada federal Denise Pessôa (PT) e as vereadoras Rose Frigeri (PT), Andressa Marques (PCdoB) e Estela Balardin (PT).
 

 
			 
					
