Um aumento das críticas em relação à saúde pública de Caxias do Sul foi registrado nas últimas semanas. O assunto também tem sido motivo de reclamações de alguns vereadores durante as sessões legislativas. Filas para consultas, exames e cirurgias, além da falta de profissionais, estão entre as principais queixas.
Procurada para abordar o assunto, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Samanta Nascimento, garante que o grupo tem apontado questões estruturais que precisam ser avaliadas com mais cautela. Ela explica que além de pontuar os problemas, o colegiado também busca a construção de soluções em conjunto.
A presidente concorda que a falta de médicos é uma preocupação e que o Município precisa olhar e investir mais na Atenção Primária, buscando maior qualidade do atendimento para os usuários. Ela também pontua a necessidade do cuidado com os profissionais da linha de frente.
Samanta comenta ainda sobre a necessidade do Conselho se manter neutro perante aos “palanques eleitorais construídos” e que visam às eleições de 2026. Complementa a necessidade de equilibrar as partes, construir uma saúde mais forte, deixando as diferenças de lado, e defende esclarecimentos da área para a população e a transparência entre os poderes Legislativo e Executivo.
A vereadora Daiane Mello (PL) protocolou na quinta-feira (18) um requerimento que pede a convocação do secretário municipal de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, e da Secretária Adjunta, Daniele Meneguzzi, para prestar esclarecimentos à Câmara sobre a atual situação da saúde pública em Caxias do Sul. Na mesma linha e data, os vereadores integrantes da Comissão de Saúde do Legislativo caxiense protocolaram um requerimento solicitando informações à Secretaria Municipal da Saúde e os serviços prestados à população. Os documentos precisam passar pelo plenário.