Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Geral

Conselho de Medicina do Estado alerta para o perigo de buscar profissionais da área em redes sociais

  • Keize Machado
  • 05/02/2024
Foto: Reprodução

A busca pelo corpo perfeito tem levado muitas pessoas a coloca a própria vida em risco. Principalmente, sem saber, ao utilizar profissionais inabilitados. A maioria deles, tendo como referência apenas o número de seguidores nas redes sociais. A situação é preocupante e acaba impulsionando também o registro de judicializações sobre o tema, justamente, por conta de erro médico.

Relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reforçam a informação e apontam que só, em 2019, foram registrados pouco mais de 450 mil processos dessa natureza no Brasil. Dentre as especialidades médicas mais expostas a esse risco de   indenização por erro médico estariam as áreas de ginecologia,  obstetrícia, cirurgia plástica, ortopedia, medicina de emergência e  cirurgia geral, conforme estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a integrante do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers),  Fernanda Ronchetti, os dados seriam uma conseqüência do aumento exponencial de médicos mal preparados para o mercado de trabalho. Justamente por isso, a médica assegura que a postura do órgão é totalmente combativa quanto a esse tipo de atuação irregular da classe médica. Até porque, muitos desfechos podem ser catastróficos, ou seja, é preciso estar atento e aplicar as medidas ético-profissionais necessárias, a fim de garantir a segurança, mas também, a qualidade do atendimento médico prestado.  

O presidente do Cremers, Eduardo Trindade, endossa a fala de Fernanda. Ele ainda questiona a abertura desenfreada de escolas médicas e o número de vagas em faculdades. Isso porque, o Conselho busca a excelência na formação médica, e não, a formação desenfreada de profissionais. Até porque, de nada adianta ter capital humano, se não contar com hospitais, laboratórios e postos de saúde  bem equipados, ressalta.

Diante disso, o Cremers trabalha no combate ao exercício ilegal da medicina, ou seja, de atividades que são prerrogativas de médicos com formação na área de anatomia e de farmacologia, entre outros. Não apenas por que isso tende a minimizar possíveis complicações, muitas vezes, permanentes. Mas também, porque alguns procedimentos dermatológicos e estéticos, por exemplo, são oferecidos de forma inadvertida nas redes sociais. 

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética corroboram a informação e apontam que o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, sendo responsável por 40% deles, nos últimos anos.

Neste sentido, o presidente do Cremers chama a atenção para as especialidades reconhecidas pelo órgão. Eduardo Trindade esclarece ainda que nem todo médico está habilitado para exercer determinado procedimento, ainda que se fale em medicina integrativa. Portanto, é necessário o paciente pesquisar a fundo se, de fato, o profissional tem a especialidade médica anunciada, antes de se submeter a qualquer tipo procedimento, por mais simples que seja, sob o risco de ter complicações decorrentes da falta de formação adequada.

Tags:
  • Corpo
  • Profissionais
  • Redes
  • Saúde
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Geral

Samae contabiliza participação de 39 mil pessoas no 2º Acqua Fest

  • Keize Machado
  • 05/02/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Geral

Contrato entre Círculo Saúde e IPE vai beneficiar mais de 50 mil servidores públicos estaduais da Serra Gaúcha

  • Keize Machado
  • 05/02/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Homem é encontrado morto em residência no bairro Planalto

  • 14/06/2025
ler post

Van perde o controle, bate em automóvel e depois, colide contra casa no interior de Caxias do Sul

  • 12/06/2025
ler post

Opções de lazer | Caxias do Sul recebe programação cultural e educativa diversificada nesta semana

  • 12/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • As dificuldades enfrentadas pelo Juventude na busca por contratações
  • SIMECS promove evento sobre o futuro da indústria eletroeletrônica no próximo dia 27 de junho
  • Grupo DRSUL amplia portfólio de marcas com inauguração de primeira concessionária GAC no RS
  • “Continuamos analisando o mercado e buscando efetivar as contratações”, comenta presidente do Juventude
  • “Tivemos força mental pra empatar e virar a partida”, avalia goleiro do Caxias sobre vitória fora de casa
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar