Faltando menos de um mês para a volta às aulas em Caxias do Sul, é hora dos pais iniciarem a compra do material escolar. Este é um momento de muita ansiedade para as crianças, que costumam aproveitar o período para escolher os itens para o novo ano letivo.
Os preços dos materiais escolares, em sua maioria, se mantiveram similares ao ano passado, registrando uma pequena variação nos valores. Pesquisas de preços nessa época do ano fazem a diferença para economizar. O conselheiro do Sindilojas Caxias e sócio de uma livraria no centro da cidade, Marcos Rossi Victorazzi, destaca que além de comparar os preços, é preciso levar em conta a composição dos produtos, o que contribui diretamente para a qualidade e a durabilidade dos itens solicitados na lista de material escolar. Marcos também destaca a grande oferta de produtos, visando agradar diferentes gostos e bolsos.
Outro fator importante que pode gerar uma economia é a antecipação das compras. Não deixe para adquirir os materiais escolares na última hora. Quanto mais tarde fizer as compras, menos produtos estarão à disposição, devido a grande procura de material escolar os estoques podem ser impactados.
Fique atento também as formas de pagamento mais flexíveis, faça a aquisição de acordo com a realidade do seu orçamento, escolhendo a melhor condição de pagamento. Uma opção interessante são os convênios com empresas, que oferecem prazos e descontos maiores, como explica Arnei Kessler, dono de uma papelaria no bairro Pio X.
Por fim, busque reaproveitar o que for possível, reutilize os materiais que estão em boas condições. Além de economizar, também é uma forma de incentivar o uso consciente de produtos pelas crianças. As aulas do ensino fundamental e médio, em Caxias do Sul, começam no dia 10 de fevereiro.