Na quarta-feira (9), o prefeito Adiló Didomenico, o vice-prefeito Edson Néspolo e a comitiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), liderada pela presidente Silvana Pirolli, se reuniram para tratar de temas como o reajuste salarial dos servidores municipais e a revisão da Lei 409/2012, que gerou distorções salariais em funções já existentes.
Após o encontro com a administração municipal, a comitiva seguiu para uma reunião com a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Na ocasião, o Sindiserv pediu atenção especial para que os vereadores analisem e aprovem de forma criteriosa as leis que impactam os servidores. A revisão da Lei 409 foi destacada como o primeiro passo para corrigir as distorções, com a expectativa de que seja seguida pela elaboração de um plano de carreira abrangente para o funcionalismo público.
Silvana Pirolli, em vídeo publicado nas redes sociais, informou que a minuta do projeto de lei para corrigir as distorções já foi entregue e que o texto deve ser enviado à Câmara na próxima semana. Em entrevista à Rádio Caxias, ela destacou as principais mudanças propostas e convocou os servidores a participarem ativamente das discussões e decisões programadas para os próximos dias.
Na próxima segunda-feira (13), representantes do sindicato realizarão reuniões com todos os setores envolvidos para analisar o projeto. Ainda durante a semana, está prevista uma assembleia geral para deliberar sobre a minuta. Caso aprovado, as mudanças serão implementadas de forma gradativa ao longo dos próximos quatro anos.
A proposta não inclui alterações para o magistério, que não haviam sido afetados anteriormente pela medida. A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, também participou do encontro. Representando o Sindiserv, estavam presentes o vice-presidente Rui Miguel Borges da Silva e os diretores Maria Lourdes Back de Lima, Diames Rogério de Souza Silva e Jorge Luís Dutra.