Um grupo de diretores e associados do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) participou da Marcha a Brasília nesta terça-feira (29). A viagem começou em Caxias na noite do domingo (27), e teve uma duração de 36 horas até a chegada à capital federal. Durante o evento, servidores de todo o Brasil reforçaram a pauta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outras centrais pelo fim da escala 6 x 1.
Das 26 reivindicações e propostas que foram apresentadas ao presidente Lula, quatro se destacam: a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, o fim da escala 6 x 1, a isenção do imposto de renda para aqueles que recebem até R$ 5 mil, e a taxação dos super-ricos.
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, ressaltou que o sindicato está atento e acompanha as discussões no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a situação dos inativos. Ela afirmou que o grupo presente em Brasília está exigindo que o Ministro Luís Roberto Barroso defina a data para o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) relacionadas à reforma da previdência implementada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, 10 dos 11 ministros do Plenário do STF já manifestaram sua posição favorável ao fim da contribuição extraordinária (7×3), à redução da base de cálculo da contribuição previdenciária de aposentados (6×4) e contra a alteração na base de cálculo das aposentadorias femininas (7×3).
Silvana Piroli também destacou que a participação dos servidores de todo o país foi de muita importância, pois, segundo ela, é importante que o trabalhador esteja presente em todas as lutas.
A comitiva do Sindiserv retorna à Caxias do Sul nesta quinta-feira (01), feriado do Dia do Trabalho.