Na noite desta sexta-feira (11), a partir das 19h, vai ocorrer uma audiência pública sobre regramento das Zonas das Águas, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no Plenário Nadyr Rossetti. O objetivo é convocar a população que vive nessas zonas e autoridades para buscar uma alternativa quanto à situação dos agricultores que vivem nas Zonas das Águas. A audiência é promovida pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC).
O presidente da Comissão, vereador Sandro Fantinel, entende que os moradores das chamadas Zonas das Águas vêm sofrendo com várias punições e proibições.
Fantinel explica que os agricultores que possuem uma agroindústria, ou que desejam construir casas para seus filhos, ou qualquer outro tipo de construção são proibidos de fazê-lo. Para ele, é injusto proibir os moradores de construirem em suas propriedades privadas.
O objetivo da audiência pública, segundo o vereador, é buscar um regramento, para que os proprietários possam construir e plantar em suas propriedades respeitando as políticas ambientais e de saneamento.
Sandro Fantinel destaca que haverá presença de representantes do Ministério Público (MP), do Samae, do MobiCaxias e de técnicos, mas frisa que é essencial a participação do povo nessa audiência.