A Prefeitura de Caxias do Sul abre, nesta segunda-feira (15), as inscrições para o Concurso de Uvas, o prazo final encerra em 23 de janeiro de 2026. O evento integra a programação da Festa da Uva, que ocorrerá entre 19 de fevereiro e 8 de março, e tem como objetivo valorizar os produtores locais e a diversidade da viticultura da região.
O concurso contará com diferentes modalidades, incluindo: Variedades Isoladas: Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada, BRS-Lorena, BRS-Núbia, Moscato Branco, Moscato Embrapa, Itália e Rubi; Conjunto de Variedades; Mostra de Uva Orgânica; e Mostra de Uvas Diversas.
Entre as novidades desta edição estão as categorias Cacho Mais Pesado e Cacho Mais Comprido. As uvas deverão ser entregues no dia 18 de fevereiro, das 8h às 10h, no pavilhão de exposições, para avaliação antes da abertura oficial da festa.
Segundo o secretário Rudimar Menegotto, da Smapa, o regulamento segue similar ao do ano passado, mas com as novidades de premiação, que contemplará 25 produtores/expositores com uma viagem de conhecimento e turismo, incluindo transporte, hospedagem e alimentação. O destino e período da viagem serão definidos pela Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva.
O regulamento completo está disponível para consulta, no site da Prefeitura de Caxias do Sul, onde é detalhado todas as regras de participação e premiação. A Festa Nacional da Uva, que chega à sua 95ª edição, em 2026, acontecerá de 19 de fevereiro até 08 de março de 2026, no Parque de Eventos Bernardino Ramos.
Inscrições podem ser feitas presencialmente:
- Smapa: Rua Moreira César, 1686, Bairro Pio X | (54) 3290-3800
- Emater: Rua Jacob Luchesi, 3181 (junto à CEASA) | (54) 99602-5318
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Rua Pinheiro Machado, 2335 | (54) 3223-7676
- Sindicato Patronal Rural: Rua Borges de Medeiros, 87 | (54) 3221-4855 / 3214-2449
Também é possível se inscrever online:
Ou enviando e-mail para [email protected], informando os dados do expositor e as categorias/variedades escolhidas. Pelo site cidadao.caxias.rs.gov.br, na seção Exposição de Uvas, usando a conta gov.br
