Em uma reunião do Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul realizada na manhã deste sábado (04), foi decidido que as famílias residentes dos bairros Fátima, Reolon, São José e Santa Catarina (às margens do Arroio Tega) que foram retiradas de suas casas pelo risco do rompimento da barragem Dal Bó, podem voltar para suas casas a partir desta tarde.
Algumas famílias estão abrigadas nos ginásios do SESI e do bairro São Caetano, mas muitas estão em casas de parentes e amigos. Devido o aumento da segurança no entorno do Complexo Dal Bó e das margens do Arroio Tega com a redução de 1,35 metros do nível da barragem e das chuvas, é possível liberar o acesso as residências a partir deste sábado.
Seguem abrigadas as famílias que saíram de áreas de risco como Galópolis e Vila Cristina. Famílias que se sentem inseguras em casa e não tem pra onde ir, também podem buscar ajuda com a Defesa Civil para o abrigadamento.
BUSCA POR INFORMAÇÕES: Muitas pessoas estão entrando em contato com a FAS para saber de seus familiares, principalmente os que estão isolados no interior por falta de energia elétrica e de internet. A partir deste sábado, a Prefeitura de Caxias disponibiliza um canal de atendimento para esse tipo de comunicação: (54) 9 9985.6022. Por questão de segurança e proteção, os nomes dos resgatados só podem ser compartilhados com os órgãos de segurança. “Porém, os familiares que desejam informações, podem entrar em contato neste número e nós avisaremos os abrigados para que entrem em contato com seus familiares e amigos”, explica a presidente da FAS, Geórgia Tomasi.
AUXÍLIO FUNERAL: Geórgia Tomasi informa ainda, que por determinação do Prefeito Adiló Didomenico, a FAS irá disponibilizar o benefício eventual do auxílio funeral para as famílias atingidas pelos eventos climáticos dos últimos dias.