Após mais de quatro meses da passagem do ciclone extratropical pelo município, as dificuldades ainda ecoam entre aqueles que enfrentam a luta decorrente das condições climáticas vivenciadas na região. No dia 14 de setembro do ano passado, a cidade recebeu a visita do governador Eduardo Leite. O mandatário estadual levou solidariedade e a promessa de ajuda financeira. A prefeita Gisele Caumo destaca que o estado colaborou com trabalho de horas-máquina e maquinário para acelerar o processo de reconstrução.
A prefeita ainda fala sobre os avanços do poder público na busca por melhorias e planos junto à Defesa Civil Nacional. De acordo com ela, o que facilita a obtenção de verbas junto ao Governo Federal.
No entanto, mesmo com os esforços, os prejuízos acumulados ultrapassam os R$ 50 milhões. São danos de ordem pública e privada. Ao falar sobre o orçamento previsto para este ano, no valor R$ 22 milhões, Gisele enfatiza a complexidade da tarefa de restaurar não apenas estruturas, mas também a normalidade e o bem-estar da comunidade.
Com o novo ano fiscal se iniciando, a prefeita Gisele Caumo expressa expectativas cautelosas e realistas. A reconstrução de Santa Tereza não é apenas uma questão financeira, mas também uma jornada de resiliência e solidariedade entre os habitantes.