As escolas estaduais localizadas em Caxias do Sul iniciaram o ano letivo nesta quarta-feira (18), marcando o retorno de estudantes, professores e equipes diretivas às salas de aula. À frente da organização regional está a professora Cristina Boeira Fabris, coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), com sede no município.
Em entrevista ao Jornal da Caxias, Fabris informou que a cidade conta com 53 escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio e dois Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs), que contabilizam cerca de 24,5 mil estudantes.
O ano letivo na cidade será aberto nesta quinta-feira (19) com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza.
A coordenadora da CRE pontuou que a cidade tem registrado aumento de matrículas após os eventos climáticos de 2024, que ocasionaram um movimento de migração dentro do estado. Além disso, a partir deste ano a rede também passa a receber alunos das séries finais do Município. Dos 928 estudantes previstos para serem transferidos, atualmente cerca de 880 estão sendo acolhidos.
A coordenadora garante que apesar da troca de rede, a qualidade do ensino se mantém e, inclusive, passa por avaliação.
Mesmo com o início do calendário escolar, algumas obras seguem em escolas como o Colégio Estadual Imigrante e o Professor Apolinário Alves dos Santos. Já no Cristóvão a previsão é que a totalidade das obras seja entregue no segundo semestre. Durante as intervenções, as aulas têm continuidade normalmente.
