Os resultados foram apontados pela pesquisa anual de intenção de compras para a Páscoa, realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias. O levantamento indica um incremento no ticket médio de 9,3% em comparação ao último ano, chegando a R$ 261,54 em 2026.
A pesquisa também aponta que 53,1% dos entrevistados devem fazer compras para a data, enquanto outros 10,7% avaliam a possibilidade. Cada consumidor pretende adquirir, em média, 3,3 produtos, reforçando um cenário positivo para o comércio caxiense. Pouco mais de 43% dos consumidores planejam gastar mais do que em 2025; 38,2% devem manter o mesmo orçamento e apenas 18,5% indicaram redução no investimento. O gerente administrativo financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, destaca a recuperação da intenção de compra do consumidor e disposição a investir mais em presentes.
O chocolate segue como produto mais procurado, sendo citado por 87% dos entrevistados. Outros presentes incluem brinquedos (6,2%), dinheiro ou vale-presente (4,5%), roupas e calçados (2,1%), além outros itens (0,2%). Entre os tipos de chocolate, os ovos de Páscoa lideram com 43%, seguidos por bombons (19,3%), barras (18,4%), cestas (10,4%) e opções mais sofisticadas, como ovos de colher e chocolates gourmet (3,2%).
Entre as principais razões apontadas por aqueles que pretendem investir menos nesta Páscoa, estão a necessidade de cortar gastos (55,2%), evitar pagar mais caro pelos produtos (30%), redução de renda ou desemprego (8,5%) e diminuição no número de presenteados (6,3%).
O levantamento foi realizado pela CDL Caxias com 555 moradores de diferentes bairros da cidade, entre os dias 7 e 10 de março. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5% para mais ou para menos.
