A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) removeu, na manhã desta sexta-feira (10), cerca de 70 toneladas de resíduos descartados irregularmente dentro e no entorno do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, no bairro Salgado Filho. A ação contou com o apoio de retroescavadeiras e caminhões-caçamba e integra o trabalho contínuo de combate ao descarte ilegal na cidade.
Segundo o diretor de Operações da Codeca, Angelo Barcarolo, o local já havia passado por uma grande limpeza em maio e voltou a registrar acúmulo de lixo. “Infelizmente, é uma situação reincidente. Encontramos resíduos de todos os tipos em uma região que possui coleta regular, tanto seletiva quanto orgânica, além de Ecopontos disponíveis e o serviço gratuito do Alô Codeca para o recolhimento de materiais volumosos”, afirmou.
O descarte irregular ocorre principalmente sobre os muros que fazem divisa do pátio aeroportuário com as ruas Ivan Antônio Cercato, Carmem Gobato e Helmut Bornhein, entre os bairros Salgado Filho e Esplanada. Barcarolo alerta que, além de causar impacto ambiental, o lixo na área coloca em risco a segurança das operações aéreas, por atrair aves e outros animais.
A Codeca reforça o pedido de colaboração da população. Denúncias podem ser feitas de forma anônima à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) pelo telefone (54) 9.9929.4992, à Guarda Municipal (153) ou diretamente à administração do aeroporto. O envio de fotos e vídeos auxilia na identificação dos responsáveis e no encaminhamento das autuações.
O diretor também anunciou o início de uma força-tarefa de limpeza e conscientização, marcada para o dia 25 de outubro, que envolverá diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente, Obras, Trânsito, Segurança e Relações Comunitárias. A iniciativa busca reforçar a fiscalização, promover a educação ambiental e reduzir o descarte irregular de lixo em diferentes regiões de Caxias do Sul.