As obras no trevo de acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, foram retomadas de forma definitiva pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) na terça-feira (9). O contrato foi assinado no início de setembro, após a Prefeitura rescindir os acordos com duas empresas que haviam iniciado os trabalhos, mas executaram apenas parte da drenagem e da pavimentação.
A obra começou em novembro de 2023, com previsão inicial de conclusão em julho de 2024. A primeira contratada, a SUV Empreendimentos, firmou contrato em maio de 2024, mas desistiu da empreitada. O pedido de rescisão amigável foi recusado pela Prefeitura, que encerrou o contrato de forma unilateral em julho. A segunda empresa, a AF Construtora, de Manaus (AM), assumiu em março de 2025, mas também teve o contrato rompido em julho por descumprimento de cronograma. Agora, caberá à Codeca finalizar o projeto.
As primeiras intervenções não devem causar grandes impactos no trânsito da BR-116. Ainda na segunda-feira, materiais de drenagem foram levados ao local. De acordo com o diretor de Operações da Codeca, Angelo Barcarolo, a previsão é de que a obra seja concluída em até quatro meses. O cronograma prevê escavações para instalação de tubulações, seguidas da colocação de tubos de drenagem de 1,20 metro de diâmetro ao longo de 180 metros na lateral da rodovia, no sentido Ana Rech–Galópolis. Para isso, será necessário bloquear temporariamente uma das pistas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Fiscalização de Trânsito.
Também estão previstas detonações de rochas, serviço que será executado por uma empresa terceirizada da Secretaria Municipal de Obras (SMO). O valor estimado para a conclusão é de mais de R$ 3,8 milhões, dentro do investimento total de R$ 4,5 milhões obtidos por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). Entre os serviços programados estão, terraplanagem, fresagem do asfalto antigo, implantação de redes de drenagem e esgoto cloacal, pavimentação com base de brita e asfalto, além de sinalização viária e acessibilidade.