Reuniões entre os produtores fornecedores da fruta e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) já foram realizadas. Segundo o secretário Rudimar Menegotto, as frutas serão adquiridas de cerca de 40 produtores de Caxias do Sul. Além de dar nome a Festa, a uva, tradicionalmente, é distribuída de forma gratuita no Parque de Eventos e em desfiles cênicos.
O montante de 150 toneladas é a aposta inicial da pasta responsável, que não descarta a compra de um maior volume, caso necessário. Menegotto lembra que os produtores foram fortemente afetados pelos efeitos climáticos. Entretanto, isso não deve impactar no fornecimento para o evento.
Sobre os cultivos protegidos, Rudimar Menegotto, cita que os prejuízos foram menores para quem já havia aderido a modalidade. Ele pontua que a Secretaria da Agricultura está à disposição para orientar produtores que tenham interesse no cultivo protegido.
As inscrições para a já conhecida exposição de uvas estão abertas até o dia 12 de janeiro. Para participar, os produtores podem se inscrever pelo site cidadao.caxias.rs.gov.br. A Festa Nacional da Uva está programada para acontecer do dia 15 de fevereiro a 03 de março.