O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho celebrou, na última quinta-feira (9), 24 anos de história com uma programação especial e que se estendeu até esse domingo (12). A programação contou com filmes inéditos, documentários emocionantes e sessões especiais que aconteceram na Sala de Cinema Ulysses Geremia.
Para marcar o aniversário, o espaço promoveu uma semana de atividades culturais, com apresentações musicais, oficinas abertas ao público e sessões de filmes. Ao longo da semana exibiu dois longas nacionais: “Bicho monstro” e o documentário “Muito além de lucro”. No sábado (11), ainda houve uma edição especial do Cineclube Manifesto, com entrada gratuita, seguida de um debate do filme “ A hora do pesadelo”, clássico do terror. Em entrevista ao programa Repertório, da Rádio Caxias, a diretora do Centro de Cultura Maysa Stedile reforçou a importância de celebrar a data.
O Ordovás foi inaugurado no dia 9 de outubro de 2001, ocupando os prédios históricos da antiga Cantina Luís Antunes e Cia. Suas instalações incluem uma sala de cinema, uma galeria de arte, duas salas de dança, uma sala de teatro e um memorial da antiga Cantina, além de abrigar diversos órgãos da Secretária Municipal da Cultura. O Ordovás fica localizado na rua Luiz Antunes 312, no bairro Panazzolo. O valor do ingresso para as sessões de cinema é de R$20 (inteira) e R$10 a meia-entrada para idosos,estudantes e servidores públicos municipais .