A Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico (STURDE) de Caxias do Sul disponibilizou 118 cursos de qualificação profissional, sendo 37 voltados ao mercado de trabalho e 81 destinados ao aperfeiçoamento de empreendedores. Cerca de 1,8 mil pessoas foram capacitadas em 2025.
Além disso, mais de 1,6 mil produtos foram confeccionados pelo grupo de voluntariado. Também houve a distribuição de materiais excedentes, beneficiando 32 entidades e 35 artesãos, com o objetivo de gerar renda. Ao todo, 31 turmas de projetos sociais participaram da iniciativa, contemplando quatro programas: Voluntariado Sala de Costura; Voluntariado Costurando Laços; Projeto Renda e Ritmo; e Projeto Sacolas Ecológicas para os comerciantes do Centro de Compras da Rua.
O secretário adjunto da pasta, Silvio Tieppo, destaca quais foram os cursos oferecidos pelo projeto e qual é o planejamento para 2026.
Os cursos são realizados no segundo andar do Centro de Capacitação e Comércio (CCC), na rua Sinimbu, 1933, que foi inaugurado no dia 10 de abril deste ano. O CCC ainda conta com espaços para bancas no primeiro andar, local disponibilizado para os ambulantes venderem mercadorias.
