A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Caxias do Sul iniciou a segunda-feira (26) com a ausência de 23 medicamentos, além de canetas reutilizáveis para aplicação de insulina. O local é responsável pela distribuição de remédios às farmácias básicas, regionais e às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre as principais faltas da semana estão medicamentos para hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, alergias, doenças metabólicas, infecções, inflamações, analgésicos, entre outros.
Conforme a diretora técnica de Assistência Farmacêutica do município, Daniela Steffens Vergani, a falta registrada na Central nem sempre corresponde à ausência do medicamento no local onde o usuário realiza a retirada. Por isso, é importante que os pacientes verifiquem a disponibilidade na farmácia de referência. Segundo ela, o desabastecimento depende dos fornecedores e da cadeia de produção. Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde trabalha na compra da maioria dos medicamentos, sendo que a falta no município ocorre desde o período pós-pandemia.
Daniela também ressalta que o município atua para manter os estoques e relembra que, todas as segundas-feiras, a população pode acessar no site da Prefeitura a lista atualizada dos medicamentos em falta. Além disso, os usuários podem buscar os remédios nas farmácias conveniadas ao programa Farmácia Popular ou verificar a disponibilidade gratuita na Farmácia Madre Teresa.
Os medicamentos ofertados à população com diferentes formas de origem. A primeira é via Governo Federal, que são centralizados na Farmácia do Componente Estratégico, localizada no mesmo prédio do Centro Especializado de Saúde (CES). Já os medicamentos disponibilizados pelo governo do Estado integram o Componente Especializado e dependem da abertura de um processo administrativo. A retirada é feita na Farmácia Especializada, que também funciona no CES.
