Neste domingo(05), Caxias e São Bernardo se enfrentaram, no Primeiro de Maio, pela quinta rodada do quadrangular final da Série C. O Grená apático dessa segunda fase apareceu, novamente, e perdeu pelo placar de 1 a 0, gol de Miraíma. Com o resultado, só a vitória interessa na última rodada para conquistar o acesso e ainda precisa que o Londrina derrote o São Bernardo.
A partida começou com o Caxias demonstrando fragilidades defensivas e ofensivas, a exemplo dos jogos anteriores do quadrangular. O São Bernardo pressionou a equipe grená e gerou perigo à meta defendida por Thiago Coelho. Aos 06 minutos, o goleiro fez uma boa defesa em um chute cruzado e aos 11’, os mandantes acertaram uma bola na trave.
Aos 19’, Echaporã recebeu um cruzamento na área e cabeceou para mais uma intervenção do Thiago Coelho. Na sequência, Miraíma arriscou de fora da área, de muito longe, a bola desviou e foi no ângulo direito para abrir o placar aos 38’. Final de primeiro tempo: São Bernardo 1×0 Caxias.
Na segunda etapa, o técnico Júnior Rocha voltou com modificações na equipe e com a entrada de Giovane Gomez no ataque. Logo com 02’, o centroavante recebeu um cruzamento e cabeceou para a defesa do goleiro. Aos 08’, o São Bernardo perdeu um gol inacreditável, após uma defesa do goleiro Thiago Coelho, a bola sobrou para o Felipe Azevedo, na pequena área, finalizar para fora.
O Caxias tentou controlar mais a posse de bola, mas não conseguiu criar grandes chances de gol. A melhor oportunidade veio em uma bola parada, aos 32’. Em uma cobrança de falta pelo lado esquerdo de ataque, Giovane Gomez desviou de cabeça e o goleiro Júnior Oliveira fez uma grande defesa. O Grená ainda tentou um abafa final, porém sem sucesso. Aos 40′, o zagueiro Douglas recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na sequência, já nos acréscimos, Thiago Ennes cometeu uma falta na entrada da área, o árbitro interpretou como chance clara e manifesta de gol e também foi expulso. Final de jogo: São Bernardo 1×0 Caxias.
Com o resultado, o Caxias precisa, obrigatoriamente, vencer na última rodada, torcer para uma vitória do Londrina e tirar três gols de saldo para conquistar o acesso para a Série B 2026. A equipe entra em campo no domingo(11), às 17h, contra o Floresta, no Centenário.
Ficha Técnica
São Bernardo 1 x 0 Caxias – 05/10/2025
05ª rodada – Quadrangular Final Série C – Primeiro de Maio
São Bernardo: Júnior Oliveira; Hugo Sanches, Hélder, Augusto e Pará; Foguinho, Dudu Maraíma(Bruno Silva, 31’2º) e João Paulo(Rodolfo, 37’2º); Echaporã(Pedro Felipe, 18’2º), Felipe Garcia(Romisson, 37’2º) e Felipe Azevedo(Victor Andrade, 18’2º). Técnico: Ricardo Catalá.
Caxias: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Douglas, Alan e Marcelo; Mossoró, Vini Guedes(Kelvyn, 01’2º) e Yann Rolim(Nescau, 30’2º); Calyson(Skilo, 48’2º), Jhonatan Ribeiro(Giovane Gomez,01’2º) e Welder(Mantuan, 01’2º). Técnico: Júnior Rocha.
Gol: DuduMiraíma, 38’1º(S);
Cartões Amarelos: Mossoró, 21’1º(C); Pará, 05’2º(S); Felipe Azevedo, 15’2º(S); Júnior Oliveira, 16’2º(S); Calyson, 24’2º(C).
Cartões Vermelhos: Douglas, 40’2º(C); Thiago Ennes, 50’2º(C).
Arbitragem: A partida foi apitada por Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Celso Luiz da Silva (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG). O quarto arbitro do confronto foi Wanderson Alves de Sousa(MG). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).