Caxias do Sul é palco de um momento histórico e profundamente simbólico para a cultura gaúcha. Nesta sexta-feira (15) a cidade sediou pela primeira vez a Geração e Distribuição da Chama Crioula, evento que marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura ocorreu no Parque de Eventos da Festa da Uva e reuniu representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado.
O evento iniciou ainda na quinta-feira (14) com a recepção das delegações e a instalação da inspetoria veterinária. Na sexta, uma série de atividades marcou a véspera da cerimônia principal, incluindo reunião dos Diretores de Cavalgada, passeio turístico e o 1º Seminário de Turismo “Vivências Gaúchas: A Força da Identidade Regional no Turismo”. A noite foi marcada pela acolhida com bênção ecumênica, seguida do desfile das RTs e da cerimônia de abertura — ponto alto em que a Chama Crioula foi oficialmente acesa.
A escolha da 25ª RT como sede da edição deste ano homenageou os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, valorizando a pluralidade cultural da Serra Gaúcha. O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, destaca a oportunidade de sediar o evento pela primeira vez em Caxias do Sul.
A programação artística contou ainda com apresentações do grupo Girotondo, com músicas tradicionais italianas, e do consagrado grupo Os Bertussi, que levou ao palco clássicos do tradicionalismo gaúcho.
No sábado (16), ocorre a Distribuição da Chama Crioula. Cerca de 1,5 mil cavaleiros participarão com a missão de conduzir a centelha da Chama aos municípios de todas as regiões tradicionalistas do Estado.
A cerimônia de Geração e Distribuição da Chama Crioula tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), e organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A solenidade ocorre anualmente em uma cidade diferente, obedecendo ao revezamento entre as 30 RTs. Por isso, o retorno do evento à 25ª RT, anfitriã desta edição, está previsto apenas para daqui a três décadas.