Em partida disputada na noite desta segunda-feira, em Caxias do Sul, o Caxias do Sul Basquete venceu o Rio Claro por 92 a 79, diante de 1.070 torcedores no Ginásio do Sesi. A equipe caxiense começou melhor, viu os adversários virarem o placar no segundo quarto, mas retomou o controle da partida no terceiro período e manteve o ritmo até o fim para garantir mais uma vitória em casa. Com a vitória, a equipe ocupa a 8ª colocação no campeonato com 75% de aproveitamento, são 4 jogos, 3 vitórias e 1 derrota.
O retorno de Tom, após duas semanas fora, marcou o início da partida em que o Rio Claro abriu o placar, mas o Caxias do Sul Basquete respondeu logo na sequência, igualando o marcador. A equipe caxiense começou bem, com boa postura defensiva e eficiência nas finalizações, abrindo sete pontos de vantagem (9×2). O jogo se manteve equilibrado, com erros de ataque de ambos os lados, e o Rio Claro conseguiu reduzir a diferença para quatro pontos, antes de o Caxias voltar a ampliar. Quando o cronometro marcava 03:10, o Rio Claro empatou a partida em 16×16, mas o Caxias retomou a liderança com uma bola de três de Humberto, e pontuando logo em seguida, voltando a abrir cinco pontos (21×16). Faltando 01:12 para o fim do período, com o time da Serra em vantagem, o técnico adversário, Slobodan Nikolic, pediu tempo. Após a parada, o Rio Claro voltou a pontuar, mas o Caxias manteve o controle do placar e encerrou o primeiro quarto à frente: 24×18.
O segundo quarto começou também com o Rio Claro abrindo o placar, mas logo no ataque seguinte o Caxias do Sul Basquete respondeu com uma bola de três de Shamell, retomando a diferença de sete pontos (27×20). A equipe caxiense manteve bom aproveitamento nas bolas de longa distância e, mesmo com os adversários pontuando, conseguiu administrar a vantagem. Os donos da casa diminuíram o ritmo, permitindo que o Rio Claro reduzisse a diferença para três pontos (35×31). Aos 05:32, o técnico Rodrigo Barbosa pediu tempo para reorganizar a equipe. Após a pausa, o Caxias continuou cometendo erros ofensivos e, aos 04:39, após dois lances livres convertidos, o Rio Claro empatou a partida em 37×37 e, na sequência, virou o jogo pela primeira vez.
Em uma sequência de bolas de três para ambos os lados, o placar seguiu parelho, marcando 43×43 a 3 minutos do fim. Nos minutos finais, o Caxias teve dificuldades no ataque, desperdiçou algumas posses e viu o Rio Claro abrir cinco pontos de vantagem (43×47). Ainda assim, a equipe caxiense reagiu com boa defesa e intensidade, diminuindo a diferença e, no estouro do cronômetro, empatou novamente a partida em 47×47.
O terceiro quarto começou com uma cesta de dois pontos de Luan, mas logo em seguida o Rio Claro também pontuou. Em menos de dois minutos de jogo, o Caxias já havia marcado sete pontos, abrindo 54×49, o que levou o técnico sérvio Slobodan Nikolic a pedir tempo. Após a parada, o Caxias manteve a forte marcação e voltou a dominar as ações, chegando a 58×52 aos 5 minutos e 37 segundos. Na metade do período, as defesas das duas equipes se sobressaíram e o jogo ficou sem pontuações por mais de dois minutos. O Rio Claro voltou a pontuar em lances livres consecutivos, reduzindo a diferença para três pontos (59×56). Nos instantes finais, o Caxias do Sul Basquete retomou o controle, aproveitou as oportunidades ofensivas e ampliou a vantagem para nove pontos. Fim do terceiro quarto: 65×56.
O último quarto começou com Tom convertendo dois pontos e ampliando a vantagem do Caxias do Sul Basquete para 11 pontos. A defesa caxiense seguiu sólida, dificultando as ações ofensivas do adversário, enquanto o ataque manteve bom aproveitamento e aumentou a diferença no placar. Nos primeiros dois minutos do período, o Rio Claro ainda não havia pontuado. Aos 07:45, a equipe paulista voltou a marcar, diminuindo a desvantagem. O Rio Claro tentou reagir, mas o Caxias, comandado pelo experiente Shamell, manteve o controle da partida. Quando o cronometro, marcou 05:03, com o placar em 77×63, o técnico adversário pediu tempo. Pouco depois, aos 03:22, o Caxias abriu 20 pontos de vantagem e encaminhou o resultado. Mesmo com a tentativa de reação do Rio Claro nos instantes finais, a equipe caxiense mostrou consistência e confirmou a vitória. Fim de jogo: 92×79.
Destaques da partida para Shamell, cestinha do jogo com 18 pontos, Humberto, que contribuiu com 12 pontos, 3 rebotes e 9 assistências, e Luan, autor de 12 pontos e 8 rebotes, sendo peças fundamentais na vitória caxiense.
O Caxias do Sul Basquete segue para mais um compromisso em casa: na quarta-feira, dia 5, a equipe enfrenta o Brasília, às 19h30, no Ginásio do Sesi.

			

