O novo recurso facilitará a rotina do cidadão que utiliza os serviços públicos, com o pedido sendo encaminhado internamente ao setor desejado. O pregão eletrônico para a contratação de solução para atendimento ao cidadão foi finalizado pela Prefeitura de Caxias do Sul nesta segunda-feira (3). A ferramenta centralizará, em uma única plataforma, os pedidos direcionados às secretarias municipais, FAS, Samae e Ipam.
A iniciativa faz parte do projeto “Caxias Digital”, um dos principais pontos destacados pela nova pasta de Administração, Tecnologia e Inovação, que busca conectar o cidadão com a prefeitura e desburocratizar os protocolos de serviços. A ideia é que com a nova plataforma, os processos sejam totalmente digitalizados. A vencedora da licitação foi a Sydle Sistemas Ltda (www.sydle.com/br), com sede em Belo Horizonte (MG), superando a concorrência de outras seis empresas.
A plataforma do software é robusta e suportará o encaminhamento e gestão de mais de 100 mil processos administrativos e demandas de atendimento, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos. A ferramenta permitirá a integração entre os órgãos da administração direta e indireta, sendo essencial para a digitalização dos serviços e aumento da eficiência da Administração Pública Municipal. A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, destaca a praticidade que o serviço trará para a população.
Entre os serviços contemplados pela solução constam: devolução de processo para correção de informações, pedidos de licenciamento, envio de documentos para assinatura, envio de notificações e autos de infração, entre outros.
O investimento em fornecimento e manutenção do software gira em torno de R$ 15,2 milhões, pagos ao longo dos 60 meses (5 anos) do contrato. Há a possibilidade de renovar o contrato até o limite de 15 anos. Após a assinatura do contrato, a empresa terá de 8 a 12 meses para implantar o sistema. As etapas do processo de implementação do sistema ainda serão discutidas internamente.