Ao todo, quatro encontros serão realizados em comunidades do interior de Caxias do Sul com o objetivo de apresentar e esclarecer os principais pontos do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, a Operação Terra Forte. A iniciativa é promovida pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
O programa foi lançado pelo Governo do Estado em junho, com foco na recuperação produtiva dos solos por meio do incentivo fiscal, associado a linhas tecnológicas sustentáveis, e na melhoria das condições ambientais e sociais da agricultura familiar.
O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, relembra que, ainda no mês passado, a SDR e a Emater/RS-Ascar realizaram um seminário da Operação em Caxias do Sul. Ele destaca que, no município, 100 produtores serão contemplados com um auxílio de até R$ 30 mil cada, além da destinação de um trator agrícola para uso coletivo, com foco na recuperação do solo. O secretário ressalta que o programa se conecta diretamente com outras ações municipais de apoio à agricultura familiar.
Os encontros seguem um cronograma que inicia no dia 28 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, continua em 30 de julho, na localidade de Sebastopol, em 6 de agosto, no distrito de Vila Seca, e encerra no dia 11 de agosto, na AEFASERRA, em São Pedro da 3ª Légua. Todos os encontros começam às 13h30.
Os agricultores interessados precisam estar com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativos, ou ainda com a Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) assinada. A inscrição deve ser feita diretamente na Emater/RS-Ascar, com o preenchimento de uma ficha online. Após essa etapa, os candidatos passam por uma entrevista. O processo de seleção será conduzido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que avaliará a lista de inscritos e selecionará 100 produtores beneficiados e 20 suplentes.
Na fase seguinte, se inicia a execução do programa, com diagnóstico das propriedades rurais e a elaboração de planos individuais de recuperação socioprodutiva e ambientais para cada unidade produtiva. Ao todo, os 49 municípios da regional da Emater de Caxias do Sul receberão R$ 66 milhões em investimentos por meio da Operação Terra Forte.